DesignSeries00286.pngCriando eediçãoum trabalhoArquivo

Todas as modificações no projeto são feitas em clones do arquivo principal do projeto, que são chamados de arquivos de trabalho. Se este projeto usa o Project Sharing Server, o servidor deve estar em execução para criar ou editar arquivos de trabalho (veja O servidor de compartilhamento de projeto).

Depois de criar um arquivo de trabalho, você pode continuar a usá-lo até que o projeto seja concluído. Você pode criar vários arquivos de trabalho para um determinado arquivo de projeto. No entanto, qualquer camada ou objeto no projeto pode ser verificado em apenas um arquivo de trabalho por vez.

Para criar e editar um novo arquivo de trabalho:

No aplicativo Vectorworks, abra o arquivo do projeto (.vwxp) como segue.

Compartilhamento baseado em arquivo: Clique duas vezes no arquivo do projeto ou selecione Arquivo> Abrir e selecione o arquivo desejado.

Compartilhamento baseado em servidor: Selecione Arquivo> Abrir arquivo de projeto baseado em servidor. Na caixa de diálogo, clique no URL lista e selecione o Servidor de compartilhamento de projeto associado ao projeto desejado ou clique em Personalizar e insira a URL de um servidor que não está na lista. As subpastas na pasta de projetos do servidor são exibidas no painel esquerdo. Selecione o arquivo de projeto desejado no painel direito e clique OK.

Se você não tiver um arquivo funcionando e o servidor não estiver disponível para criar um, selecione Arquivo> Abrir para abrir o arquivo de projeto e, a seguir, selecione a opção de criar um arquivo .vwx regular para trabalhar temporariamente. Quando o servidor estiver novamente disponível, crie um arquivo de trabalho, verifique os itens a serem alterados e copie as alterações de seu arquivo temporário.

A primeira vez que você abre o arquivo de projeto, a caixa de diálogo Novo Documento de Trabalho é aberta. Se desejar, clique na opção para pular a caixa de diálogo e criar automaticamente um novo arquivo de trabalho sempre que abrir o arquivo de projeto. Clique OK.

O arquivo de trabalho é nomeado após o arquivo de projeto, com seu nome de usuário anexado a ele, como em ProjectX_jsmith.vwxw.

Confira as partes do projeto para trabalhar, usando um dos seguintes métodos:

Selecione Arquivo> Compartilhamento de Projeto e verifique uma ou mais camadas. Veja Camadasaba.

Na caixa de diálogo Organização ou paleta de navegação (é necessário o Vectorworks Design Suite), clique com o botão direito do mouse em uma camada de design, camada de folha ou viewport e selecione Verificação de saída no menu de contexto.

Selecione um ou mais objetos de desenho e selecione Modificar> Fazer check-out ou clique com o botão direito nos objetos e selecione Verificação de saída no menu de contexto. Veja VerificandoForaespecificoobjeto.

Selecione Ferramentas> Check-out personalizado e verifique camadas ou objetos usando critérios específicos. Veja Verificando e liberandoobjetosSediadasobrecritério.

Você pode trabalhar em classes e recursos sem verificá-los; no entanto, as alterações neles podem exigir que você verifique os objetos que usam essa classe ou recurso.

Na caixa de diálogo Check-out, insira um comentário para descrever por que a camada ou objeto está sendo check-out e clique em OK.

Enquanto trabalha no arquivo, salve o arquivo periodicamente com o Salve comando, como de costume. Isso atualiza o arquivo de trabalho local, mas não o arquivo de projeto.

Quando você estiver pronto para atualizar o arquivo do projeto, existem várias maneiras de salvar e confirmar suas alterações. Isso atualiza o arquivo de trabalho e o arquivo de projeto. Você pode confirmar as alterações com a freqüência necessária.

Selecione Arquivo> Salvar e confirmar. Veja Comprometendo as mudanças para a projeto Arquivo.

Selecione Arquivo> Compartilhamento de Projeto e libere uma camada. Veja Camadasaba.

Na caixa de diálogo Organização ou paleta de navegação (é necessário o Vectorworks Design Suite), clique com o botão direito do mouse em uma camada de design, camada de folha ou viewport e selecione Lançamento no menu de contexto.

Selecione um ou mais objetos e selecione Modificar> Liberar ou clique com o botão direito nos objetos e selecione Lançamento no menu de contexto.

Selecione Ferramentas> Liberação personalizada e libere camadas ou objetos usando critérios específicos. Veja Verificando e liberandoobjetosSediadasobrecritério.

Quando solicitado, clique em Comprometer-se para confirmar as alterações e liberar tudo o que foi retirado.

Quando terminar de trabalhar no arquivo, selecione Arquivo> Fechar e liberar. Se houver mudanças não salvas ou não confirmadas, você será solicitado a salvar e confirmar as mudanças primeiro. Isso fecha o arquivo de trabalho e libera todas as camadas e objetos que foram retirados, para que outros usuários possam atualizá-los.

Para realizar trabalho adicional no projeto, abra o arquivo de trabalho novamente e faça check-out dos objetos ou camadas conforme necessário. Apenas abra o arquivo de projeto novamente se desejar criar outro arquivo de trabalho.

Dicas para editar um projeto compartilhado

Seu nome de usuário é anexado ao arquivo de trabalho. Se você usar vários computadores para trabalhar em um projeto compartilhado, poderá usar um único arquivo de trabalho se tiver o mesmo nome de usuário em cada computador; caso contrário, use um arquivo de trabalho diferente para cada computador.

As várias listas de seleção de camadas no aplicativo exibem os nomes das camadas que você registrou neste arquivo de trabalho em azul. As camadas que estão atualmente com check-out em outros arquivos de trabalho ficam acinzentadas.

Você não pode modificar camadas ou objetos cujo check-out foi feito em outro arquivo de trabalho. Você pode, no entanto, ajustar e copiar objetos de camadas que não tenham feito check-out.

Para modificar uma janela de visualização, você pode verificar a camada na qual a janela de visualização reside ou verificar o objeto da janela de visualização. Você pode alterar as propriedades da viewport que afetam outras camadas, como instâncias de linha de seção e chamadas de detalhe. Para criar uma viewport de seção, você não precisa verificar a camada de destino da viewport ou a camada de linha de seção; a camada de destino da janela de visualização não deve ser verificada por outro usuário. Você pode atualizar uma janela de visualização em qualquer camada. Apenas um usuário pode editar o recorte da janela de visualização por vez; vários usuários podem editar as anotações da janela de visualização simultaneamente.

Você pode modificar as preferências e configurações do documento, recursos e outros dados do documento que não sejam de desenho, se você tiver o nível de permissão necessário. Veja Descrições de nível de permissão.

Às vezes, uma alteração feita por você pode afetar uma camada ou objeto que outro usuário retirou. Nessa situação, um alerta é exibido e a ação não é concluída. Se todas as camadas e objetos afetados estiverem disponíveis, você será solicitado a verificar as camadas ou objetos.

O check-out de uma camada ou objeto desatualizado atualiza automaticamente o arquivo de trabalho.

O servidor de compartilhamento de projeto

Atualizando o arquivo de trabalho

Comprometendo as mudanças para a projeto Arquivo

Interações no arquivo de trabalho

Revertendo o arquivo de trabalho

VisualizandoverificadoForaobjetos

 

Was this page helpful?